segunda-feira, 9 de maio de 2011

VOCÊ ACREDITA NO FUTURO?

John D. Biroc, baseado na teoria do caos, diz que não seria possível fazer um planejamento a longo prazo. Esse tipo de afirmação não tem a ver com a existência ou não de Deus. Trata-se de um problema dos homens.

Na medida em que cada indivíduo enfrenta, nele mesmo, os conflitos do id, ego e superego (ver Freud), quando ele relaciona com o outro, ele enfrentará outro conjunto de id, ego e superego. Os conflitos aumentam na proporção que ele tem contato ou influencia um número maior de indivíduos. Pense num casal, numa família, numa escola, na igreja, no sindicato e assim por diante.

São criadas a todo instante infinitas relações que se chocam umas com as outras e produzem resultados momentâneos, que são transformados em seguida em outros fatos. Como dizer que algo acontecerá com um indivíduo ou com a sociedade nos próximos cinco anos? Impossível.

Além dos conflitos dos indivíduos, que produzem, a todo momento, conseqüências inesperadas, existem ainda as mudanças da natureza, que podem destruir os planejamentos, por mais avançados que possam parecer, como no caso do Japão, com a Tsunami de 2011.

Não existe estabilidade. Não existe ordem. A mudança é constante e o seu resultado é imprevisível.