segunda-feira, 9 de maio de 2011

FILOSOFIA DE BAR: TRABALHO E CAOS

Por que um homem trabalha tanto? Para ter mais dinheiro... Para quê? Para comprar coisas... Para quem? Sim, essa é uma pergunta interessante. O fascista e machista Zhirinovsky tem uma hipótese:

"Os homens procuram dinheiro para o prazer da mulher, para comprar presentes para ela. As mulheres induzem os homens ao crime. (...) Eles não precisam de dinheiro para eles mesmos. Eles precisam para comprar presentes caros." (Playboy, March 1995, p. 55 e 154)
{ "[Men seek] money for woman's pleasure, to buy her gifts. Women push men to crime. (...) They don't need money themselves. They need it for expensive presents." }

É verdade? Em parte... talvez... No entanto, o fato é que trata-se de uma hipótese simplista e incompleta. A ideologia do excesso de trabalho no capitalismo está associada a várias temáticas além do consumismo, como a fuga de si, a culpa e a alienação.

Como escrevi em outros textos, o conceito de trabalho depende de cada sociedade e da época histórica. Não é um conceito universal. Aliás, se for considerar as mudanças na história da humanidade, ele foi percebido mais como algo negativo, como uma obrigação e uma punição, do que como algo nobre, associado a dignidade.

O problema atual do capitalismo, depois de ter criado uma imagem positiva do trabalho, é se deparar com uma realidade onde não existe trabalho para todos. O que fazer com o número cada vez maior de desempregados que acreditam que a vida só teria sentido no trabalho? Não trata mais de admitir o "exército de reserva". O cenário no século XXI ultrapassou as necessidades do capital dos séculos XIX e XX. Do ponto de vista da produção, não faz mais sentido um indivíduo trabalhar durante 8 ou 10 horas por dia. Mas, o que fazer com ele? Pior: como mudar uma realidade na qual o trabalho ocupava o lugar central?

Fugir do ócio e não encontrar trabalho - os empregos estão desaparecendo... - é, num primeiro momento, um problema de cada indivíduo, afinal "(...) as multidões superqualificadas já mendigam funções obscuras dos quadros administrativos." (Maier, p. 16) Quando isso torna-se comum e milhares, milhões de pessoas encontram-se na mesma situação, torna-se um problema social. Não entender que a antiga mentalidade não serve mais ao capitalismo significa caminhar em direção ao caos.