quinta-feira, 26 de maio de 2011

CARREIRA SOLO

Nas tais fases, ultimamente sigo a teoria dos 3 "s": Sozinho / Sem compromisso / Sem encher o saco.

O fato de preferir ficar sozinho lembra uma declaração do John Lennon (Playboy - Entrevistas, p. 303):

"Quando você tem 16 anos é certo ter companhias e ídolos masculinos. É a coisa da tribo, tudo bem. Mas, quando você ainda faz isso aos 40, significa que, na cabeça, você ainda não passou dos 16."

Provavelmente, depois dos 30 ou 40 anos, a opção seja a "carreira solo" mesmo. Por quê?

Primeiro, seria meio patético sair todo final de semana com a turma da quinta série, afinal, a maioria casou, tem filhos e vários compromissos. Sempre achei desagradável aquele tipo de festa para reunir a galera da "década de 1980". Todos envelheceram, engordaram e, pior, as mais cobiçadas da época agora parecem aquela sua tia solteirona.

Em segundo lugar, parece ser um processo natural, como a tese defendida na série "Sex and The City": "quando ficamos mais velhos, os grupos ficam cada vez menores." Tenho 50 anos e os amigos da minha idade estão na fase de serem abandonados pelas esposas e, em alguns casos, de voltarem, após décadas, a morar com os pais.

Uma terceira hipótese seria a crise da meia idade. Como diz um amigo, após os 50 anos, entramos numa contagem regressiva... O medo da morte agrava as crises - como divórcio, falência, prisões ou desemprego - e reforça a busca por alternativas que, aos olhos da maioria, parecem bizarras: comprar um carro vermelho, namorar garotas muito mais novas, usar pulseiras e colares de ouro, fazer infinitas plásticas em vários lugares do corpo, ficar careca mas deixar o cabelo comprido na nuca, entre outras coisas.

Ser criança é ótimo, tudo é novidade e a responsabilidade é zero. Ser adolescente é problemático, como toda fase "intermediária". Ser adulto, assumindo a responsabilidade dos seus atos (e dos outros) é um saco. Aqui, para alguns, a única vantagem seria humilhar crianças e adolescentes. Ser velho é ser sozinho ou aceitar aquilo que antes não seria razoável. Contagem regressiva é uma maneira educada de admitir a decadência. E o pior, para muitos, ainda estaria por vir: a morte, claro. Um resumo interessante pode ser aquela frase citada no filme "Wall Street - Money never sleeps":

"Getting old is not for sissy, kid."