quinta-feira, 26 de maio de 2011

1992 & 2008

Em fevereiro de 1992, após terminar o mestrado, estava sem trabalho e decidi usar o meu tempo livre para pesquisar no Arquivo Público Municipal. Coletei dados sobre um prefeito da década de 1950, mas isso não resultou em um artigo. Em agosto de 2008, sem trabalho novamente, resolvi fazer um sabático. Primeiro, passei uma ano saindo toda noite. Houve novas amizades, namoro, bares, boites, muita diversão e, claro, excessos. Num segundo momento, optei por ficar isolado e voltei a escrever. Entretanto, não retornei aos arquivos e nem a pesquisa científica. Estava meio influenciado por aquela fala de Henry Miller:

"Mas eu não vou parar de escrever, pelo menos vou querer me divertir com isso. Estou cansado de fazer coisas longas, sombrias e sérias."

O livro "Mitologias" de Roland Barthes foi uma referência na época também. Gostei da maneira como ele analisava os temas cotidianos e resolvi fazer o mesmo, escrevendo textos opinativos. Publiquei os textos no meu website e no meu blog. Desde dezembro de 2010, decidi ficar mais isolado e desliguei o celular, deixei de abrir a caixa de e-mails e de entrar nas chamadas redes sociais - "orkut", "facebook" e "twitter". Lia, escrevia algo e publicava na internet. Não sabia (e ainda não sei) quem lia e o que achava do que eu escrevia.

Permaneço com este método até hoje. Escrever é uma necessidade. Escrevo, antes de mais nada, para mim. Com a internet, existe a possibilidade de compartilhar com os outros, no blog e no website, o que eu penso. Não é um processo de comunicação completo pois não sei o que os leitores pensam. Mas, no meu caso, é um começo.