quinta-feira, 26 de maio de 2011

1848 & 2011

O que Karl Marx e Friedrich Engels afirmaram em 1848, é ainda mais verdadeiro no mundo atual:

"Die Bourgeoisie hat durch ihre Exploitation des Weltmarkts die Produktion und Konsumtion aller Länder kosmopolitisch gestaltet." (Manifest der Kommunistischen Partei, Voltmedia, p. 18)

Sim, a burguesia transformou o mundo, ditando o que produzir e o que consumir. A escolha de uma classe foi imposta como se fosse a maneira "natural" de existir de todos os seres humanos, em qualquer parte do planeta.

A última revolução tecnológica (computadores pessoais e internet) apenas consolidou o que antes poderia ser visto como um projeto. A contradição básica do capitalismo, com a acumulação de riqueza nas mãos de uma minoria, não mudou.

Na época de Marx e Engels, a resposta para este problema era uma revolução do proletariado. Contudo, após a crise dos países do leste europeu, esta solução passou a ser questionada, o que, fortaleceu, ao mesmo tempo, a ideologia do capitalismo.

A constatação de 1848 vale para 2011. A questão atual é, como diria Lênin, o que fazer? O capitalismo não atende os interesses da maioria. Muitas experiências de revoluções comunistas fracassaram. Existiria outra alternativa? A certeza de que o capitalismo é necessariamente um modo de produção que precisa excluir as pessoas não garante uma resposta quanto ao modelo econômico que deveria ser colocado no seu lugar.