segunda-feira, 9 de maio de 2011

PERDA DE MEMÓRIA

Alan e Charlie Harper (mais uma vez...) discutindo sobre a velhice, destacam problemas como a perda de memória, a solidão e a impotência.

A perda de memória é comum na terceira idade e não tem cura. Alguns médicos afirmam que os indivíduos deveriam exercitar o cérebro - com leituras e jogos de xadrez, por exemplo - como fazem com o corpo. Entretanto, numa sociedade na qual a alienação é uma das principais características, a maioria parece não levar este tipo de conselho a sério.

Anthony Hopkins ganhou o Oscar por sua interpretação no filme "O Silêncio dos Inocentes". Questionado sobre como chegaria a tal perfeição na interpretação de um personagem, ele afirmou que repetia a fala 250 vezes, que seria uma espécie de obsessão. Contudo, é esse trabalho que permite que a sua atuação seja admirada. Karl Marx gostava de aprender novas línguas para entender a atuação do proletariado em vários países. Ele também utilizava a técnica da repetição.

Os professores "modernos" condenam tal técnica, pois dizem que os alunos devem aprender e não decorar. Esquecem de dizer que eles mesmos em suas aulas ou palestras, usam esta técnica ou uma "cola" que aparece em forma de ficha ou com a utilização de retro-projetor ou data-show. Obviamente, a repetição é uma forma de reter uma informação. A reflexão sobre um conjunto de informações, possibilita o aprendizado.

Isso serve para estimular o cérebro e pode diminuir o risco de perda de memória. Entretanto, trata-se de um problema mais grave. Além dos fatores biológicos, deve ser considerado ainda a relação do indivíduo com o seu passado. Ele tem medo de lembrar algo? Abusos sofridos na infância, por exemplo, podem dificultar o acesso às lembranças de uma pessoa. A tentativa de bloquear um trauma ao longo de décadas pode contribuir para a perda de memória na velhice.

Heidegger já destacava a importância de conhecer o passado, para viver o presente e não temer o futuro. Sem isso, a pessoa pode desenvolver outro tipo de doença, ou seja, fugir do passado, além de criar insegurança no presente, acarreta uma forte ansiedade quanto ao futuro.

Certamente, a perda de memória e a ansiedade estão entre as principais crises que os indivíduos devem lidar na atualidade.