segunda-feira, 9 de maio de 2011

MÁQUINA DE PROBLEMAS

Além da predisposição genética, a personalidade de uma pessoa pode ser afetada por problemas como gravidez indesejada, abusos na infância ou "bullying" na adolescência. Esses últimos fatores tornaram-se comuns nas décadas recentes. A conseqüência pode ser percebida na violência que ocorre no cotidiano, como assassinatos por motivos fúteis, crise de autoridade ou massacres nas escolas. Muito adultos, hoje em dia, são resultados daqueles problemas.

A ideologia burguesa tenta conter o instituto de destruição e auto-destruição da maioria. A questão é que a reformulação deste discurso não tem acompanhado as transformações que acontecem na sociedade. Os indivíduos não acreditam mais nos "valores" como antigamente. Se antes, havia a crença no futuro, fosse ele no paraíso da religião ou no comunismo e na igualdade da política, atualmente existe uma desilusão e uma falta de perspectiva. A conseqüência deste processo é o individualismo, o que agrava ainda mais as crises.

As demissões de milhares de trabalhadores feitas pelas grandes empresas, para "aumentar o seu valor no mercado", mostram uma realidade cruel. Em outras palavras, não tem dado o resultado esperado a insistência no discurso de que o desemprego é um problema pessoal e não representaria uma crise social. Como lembra Maier, existe "a ilusão de estarmos protegidos. Nada pode acontecer: a paz, não a dos bravos, mas a dos gerentes de nível médio; sem surpresas nem aventuras - salvo, é evidente, a de ser despedido !"

Sim, a realidade bate de frente com a alienação ! Muitos ainda querem continuar na ilusão e no consumismo, mas são descartados pelo sistema que tanto acreditam. Os empregos desaparecem aos milhares. O que fazer com tantas pessoas sem trabalho? Culpá-las, como no velho discurso, não resolve muito ultimamente. Fingir que nada acontece? Talvez. Mas isso não impede assassinatos, assaltos, seqüestros, mesmo em lugares que antes as pessoas acreditavam que estariam seguras, como os condomínios e os shopping centers.

Culpar os outros não soluciona o problema, afinal, também existe a violência dentro de casa, com os homens que batem ou matam "por amor" ou os filhos que matam os pais por causa de dinheiro.

Ao longo do anos, não dar a devida atenção àqueles problemas - gravidez indesejada, abusos na infância ou "bullying" na adolescência -, foi, de certa forma, como criar uma bomba relógio que, depois, estaria pronta para explodir. O "depois" chegou. Esta é a realidade atual.