segunda-feira, 9 de maio de 2011

REFLEXÃO E SILÊNCIO*

* Este texto foi publicado anteriormente em: http://profelipe.weebly.com/

As pessoas não entendem uma atitude que não possa ser enquadrada nas ideologias do trabalho e do consumismo. Precisar do silêncio, ficar isolado em casa, lendo e escrevendo parece, aos olhos da maioria, algo estranho. provavelmente, como diria Byron, trata-se da "afirmação da vontade do indivíduo que não se realiza no mundo mundo e se volta à sua interioridade como única forma possível de expressão."

Sêneca associa o isolamento aos infortúnios do destino, quando "a alma deve recolher-se a si mesma (...) ela não se ressente das perdas materiais e interprete com benevolência até mesmo as coisas adversas."

Os conselhos de Sêneca visam a busca da tranqüilidade. São importantes e deveriam ser lembrados na atualidade, quando se valoriza a acumulação de capital e a ostentação.

Acredito que o processo de reflexão se realiza melhor com simplicidade e humildade. Escolher o silêncio, algumas vezes, é fundamental. O convívio social deve ser retomado, mas no momento que o indivíduo achar efetivamente adequado.