quinta-feira, 27 de maio de 2010

Eleições 2010*

A estabilidade da economia, desde a implantação do Plano Real, e a "aproximação" do PT dos partidos tradicionais - estar no poder, escândalos associados à corrupção, dissidência de militantes, entre outros pontos - geraram uma problemática interessante para as eleições de 2010: como atrair a atenção do eleitor?

O responsável pelo marketing do candidato e/ou do partido deverá ser bastante criativo. o discurso populista tem seu público, mas que diminui a cada eleição. O discurso das qualidades da economia atual não pertence mais a um candidato ou a um partido. PSDB e PT apresentam suas propostas a partir da governabilidade, ou seja, da responsabilidade assumida ao dirigir o país, mantendo a economia no campo da estabilidade.

Outra possibilidade, sempre utilizada, no entanto, limitada em si mesma, seria a opção pelo discurso regional, levando em consideração "os interesses" do município, da região ou do estado. No nosso caso, seria, respectivamente, Uberlândia, Triângulo e Minas Gerais. Historicamente, o apelo regional sempre foi usado e, nestas eleições, não será diferente.

O risco atual será aquele discurso, sempre perigoso, dos eleitores, que estariam "cansados" da democracia e, sobretudo, de serem obrigados a votar. Para os mais velhos, isso soa como "ofensa", na medida em que vivemos uma ditadura entre 1964 e 1985, com censura, torturas e outras limitações, cujo sonho, naquele período, era votar diretamente para presidente da República.

Um serviço de cidadania prestado por candidatos e partidos seria destacar a importância da democracia e do processo eleitoral, revelando que isso nunca foi algo "natural" e sim resultado da luta de todos os brasileiros.

(*)Prof. Dr. Selmane Felipe de Oliveira, autor, entre outros livros, de "Minas Gerais na Ditadura Militar" e "Política e Poder em Minas Gerais" (ambos pela Rápida Editora). Internet: http://profelipe.weebly.com/